Cor das faixas e seu significado

Atualizado: 11 de Set de 2019

No Song Do Kwan, foi feito um trabalho especial e único, de desenvolver as faixas utilizando conteúdos do Hapkido, Taekwondo, filosofia Vidya e a filosofia oriental, como um geral. Veja abaixo a codificação das faixas, e o significado simbólico dado a cada cor, para o desenvolvimento dos praticantes.



1. FAIXA BRANCA
 - Haiansê

Neófito – 10º GUP

Tempo mínimo: 3 meses


NEÓFITO (HAIANSE KIO ou simplesmente KIO) – Cor do iniciante. Esta é a primeira faixa e o primeiro passo. Deve o neófito manter a mente limpa. Tem todo potencial para ser esculpido e lapidado. Deverá ser atendido e observado constantemente. O neófito deve se cuidar para não ficar excessivamente empolgado e ferir-se. Deve seguir com a atenção a orientação de seus instrutores, dos assistentes e especialmente do Mestre seguindo seus conselhos, e somente praticar o que lhe for ensinado.



2. FAIXA AMARELA
 - Noransê

Iniciante nível 1 – 9º GUP

Tempo mínimo: +3 meses


INICIANTE nível 1 (NORANSE KIO) – Cor do despertar. Já começam os primeiros passos da luminosidade e transformação. O KIO (aluno iniciante) está no nível mais básico e deve continuar buscando humildade em seu interior para aprender e desenvolver-se e fortalecer-se; deve aperfeiçoar-se na educação, cordialidade e melhorar suas técnicas iniciais para seguir em frente. Deve observar sempre os códigos de educação moral para evoluir mais rapidamente.



3. FAIXA LARANJA - 
Juruamsê

Iniciante nível 2 – 8º GUP

Tempo mínimo: +3 meses


INICIANTE nível 2 (JURUAMSE KIO) – Cor da espiritualidade. Neste nível, o KIO (aluno iniciante) deve esforçar-se para repelir os pensamentos negativos, afastar-se do orgulho, da rebeldia, da teimosia e buscar disciplina, respeito e atenção. Ainda está no nível básico, mas já começa a acender no caminho marcial.



4. FAIXA VERDE - Tchorosê

Aspirante nível 1 – 7º GUP

Tempo mínimo: +3 meses


ASPIRANTE nível 1 (TCHOROSE KIO). Cor da esperança e harmonia. Aqui o praticante deve aspirar o equilíbrio de todas as coisas, deve ser mais dinâmico, buscar a diligência, a inteligência, a integridade e a força moral, afastando-se da preguiça e renovando as técnicas para melhorar sua saúde física, mental e emocional.



5. FAIXA ROXA - 
Borasê

Aspirante nível 2 – 6º GUP

Tempo mínimo: +4 meses


Aspirante nível 2 (BORASE KIO) Cor de proteção e força. Neste nível, o aspirante busca o comprometimento com as técnicas e não deve misturar outras artes marciais neste instante para não confundir-se no caminho escolhido. Um bom mestre impulsionará o aspirante, mas não irá aconselhar, neste instante, aprofundar-se em outras artes marciais, apenas futuramente.



6. FAIXA AZUL
 - Paransê

Monitor nível 1 – 5º GUP

Tempo mínimo: +4 meses


Monitor nível 1 (PARANSE KIO). Cor do otimismo e generosidade. Neste nível, o praticante já é monitor, e irá auxiliar sempre nas aulas e fortalecer as técnicas sempre com humildade e comprometimento em transformar-se positivamente.



7. FAIXA MARROM
 - Kansê

Monitor nível 2 – 4º GUP

Tempo mínimo: +4 meses


Monitor nível 2 (KARSE KIO). Cor da força e da solidez. Aqui o monitor deve buscar amadurecimento e autocrítica. Está completando seu ciclo de amadurecimento e evolução. Sua técnica deve estar bem mais apurada e servir de exemplo para todos os demais. Faltam apenas três faixas para completar o ciclo e a tradição dos fundamentos marciais.



8. FAIXA VERMELHA 
- Parkansê

Estagiário – 3º GUP e 2º GUP

Tempo mínimo: + 6 meses


Estagiário. Cor da motivação e atividade. Neste nível, o monitor (PARKANSE KIO) passa a ser um estagiário e irá buscar dominar impulsos de agressividade, raiva, medo, e desenvolver autoconfiança e força espiritual (zenshin). Deverá treinar mais e intensamente objetivando alcançar a faixa-preta nos próximos meses. Devera revisar todo o seu conhecimento, ser de fato bem disciplinado. Deverá praticar o Suryapuja e o Chandrapuja todos os dias, reverenciar seu Mestre e estar pronto para ajudar no Dojang e fora dele no que for preciso.




9. PRETA COM VERMELHA 
(adulto)
 - Gomjom Haiansê

Assistente – 1º GUP



9.1. PRETA COM BRANCA (infantil) 
- Gomjom Parkansê

Assistente – 1º GUP


Cor da solidificação. Aqui o monitor não está mais como estagiário, mas sim como assistente (JOKIO NIM) a constância, a disciplina, força e coragem. É a reta final, a consolidação de tudo o que foi aprendido, transformado positiva e verdadeiramente. E tudo o que foi semeado será também colhido e conquistado. Seu exemplo deverá ser modelo para todos no Dojang, especialmente para os mais novos que seguirão seus passos.



10. PRETA - Gomjom ou Sabo-nim

Instrutor 1º Dan


Cor da robustez e estabilização. 
A partir de agora, você é um faixa-preta (SABO-NIM), um instrutor que deve dar exemplo de força, coragem, disciplina, educação, cortesia, honra, respeito, conhecimento e consciência espiritual. Estas qualidades irão se aperfeiçoando a partir de agora em diante cada vez mais.


81 visualizações
HAPKIDO SONG DO KWAN
HAPKIDO SONG DO KWAN

Hapkido & Taekwondo

Rua Rocha Pombo, 649

Juvevê - Curitiba

WhatsApp-25px.png

Parcerias

MARCA-CLINICA-sombra.png
  • Facebook