Song Do Kwan pode ser traduzido como "Escola do Caminho Song". Foi criada em homenagem ao Grão-mestre Hee Song Kim, também conhecido como Joon Ho Kim, que ministrava suas aulas de Hapkido em Curitiba, na Academia Coreana, durante a década de 70.
O Grão-mestre Uberto Gama foi discípulo direto de Hee Song Kim desde 1979 e seguiu seus passos trabalhando duro por mais de 35 anos para ter o reconhecimento da Coréia e dos Estados Unidos de seu estilo próprio, o Song Do Kwan.
O que ensinamos
O estilo Song Do Kwan foi criado baseado em técnicas de diversas artes marciais, ensinando a arte marcial do Hapkido, em conjunto com o Taekwondo e elementos do Vajramushti, Judô e Aikido, com a base ética da Filosofia Vidya, dos códigos de conduta do General Choi, patriarca do Hapkido e dos ensinamentos do Zen Budismo.
O diferencial esta em nosso propósito: O Song Do não é um esporte e não visa a competição nem a alta performance. Temos como princípio melhorar a saúde, trazer felicidade, condicionamento físico, conhecimento marcial e capacidade de defesa pessoal.
O Song Do, como arte marcial, compromete-se com o ensinamento de bons costumes, valores e princípios éticos e espirituais, tendo como objetivo levar o praticante para a reflexão e ao autoconhecimento.


HAP (Ráp): Harmonia

KI (Kí): Energia

DO (Dô): Caminho
O Hapkido é conhecido como a arte marcial do caminho da harmonia das energias.
O Hapkido é uma arte marcial coreana, desenvolvida pelo General Choi, que tem sua base construída sobre o Taekwondo e o Daito Ryu Aiki Jujutsu (arte marcial japonesa que originou o Judo, o Jiujitsu e o Aikido).
Originalmente, suas técnicas foram desenvolvidas para ensinar defesa pessoal aos civis, e para trazer saúde e ética para a população.
Portanto, durante a prática do Hapkido, treinamos chutes, socos, rolamentos, quedas, arremessos, imobilizações e torções de articulações, assim como luta de contato (socos e chutes), e luta de arremesso e chão (similar ao Judo e ao Jiujitsu).

Tae (tê): Pés
Kwon (cuôn): Mãos
DO (dô): Caminho
O Taekwondo, em sentido global, indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal. Utiliza-se de socos e golpes com as mãos, que são fortalecidas durante o treinamento, e de chutes, dos básicos aos mais complexos, com saltos e giros. Esquivas e defesas fundamentais de braços, mãos ou pernas, também são treinadas para a rápida destruição do oponente.
Atualmente, o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico e, em muitas academias, pratica-se o Taekwondo olímpico. Mas não é o nosso caso. Mantemos o ensino do Taekwondo tradicional, para defesa pessoal e formação do caráter.

"Raja Vidya Yoga"
A palavra "Vidya" vem da raiz sânscrita "Vid", que significa "verdade, estudo, ciência", sendo traduzida como "sabedoria". Considera-se como Vidya a união do conhecimento com a prática.
A Filosofia visa o pleno desenvolvimento do praticante, para um corpo mais saudável, um emocional mais forte e uma conduta ética e disciplinada, cultivando os princípios dos Yama & Niyama no seu dia a dia.
O Vidya Yoga também é aplicado nas aulas, com técnicas respiratórias, ásanas e meditação, bem como em ensinamentos filosóficos.

Espírito marcial
O Song Do Kwan (escola Song Do) tem como propósito principal resgatar a essência das artes marciais, em um sentido mais amplo do que o treinamento de lutas.
No início do desenvolvimento das artes marciais, o propósito da prática era fortalecer o corpo, limpar a mente e disciplinar o indivíduo, capacitando-o para a prática da meditação, como caminho para a autorrealização. (Leia mais sobre a origem das artes marciais)
Portanto, além de todo o aspecto físico da arte marcial, no qual prezamos por ensinar o praticante a desenvolver o espirito marcial. (Leia sobre a importância de desenvolver um espírito forte)
Condicionamento físico
A prática das artes marciais, quando constante, inspira para uma vida mais saudável e ativa e para a tomada de decisões mais corretas, valorizando a vida e a saúde.
Com a prática constante, desenvolvemos coordenação motora, reflexo, consciência corporal, noção espacial e a tomada de decisões rápidas.
Por fim, as aulas desenvolvem capacidades físicas como condicionamento cardiorrespiratório, flexibilidade, força, resistência muscular, melhora postural e auxilia na regulação do metabolismo e da fome.
O treinamento marcial é uma ótima maneira de praticar uma atividade física com prazer, auxiliando em processos de emagrecimento e fortalecimento, além de melhorar a saúde de maneira integral.
Se você se interessa em melhorar seu condicionamento físico, com um treinamento individualizado para você, clique aqui.
Sobre lutar
Reconhecemos a importância do desenvolvimento e da prática da luta no caminho do treinamento marcial. Porém, nosso objetivo não é criar atletas e lutadores, muito menos ter alunos machucados e lesionados durante as aulas.
Portanto, prezamos pelo desenvolvimento gradativo de diversas formas de combate, das mais simples , lentamente progredindo para as mais completas e complexas.
O mais importante é o desenvolvimento do caráter e o respeito aos colegas que estão praticando.